Pesquisar

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O drama do ateísmo

Um astronauta foi abandonado em um estéril pedaço de rocha perdido no espaço sideral.

Ele trazia consigo dois frascos, um deles com veneno e o outro tinha uma poção que o faria viver para sempre. Ao perceber o futuro que
o aguardava, ele tomou o frasco de veneno. Mas, para seu horror, o pobre homem descobriu que havia tomado o frasco errado: ele tinha
tomado a poção da imortalidade! E isso significava que estava condenado a viver para sempre uma vida sem sentido, sem fim.



Sua vida segundo o ateísmo
  • "Você descende de um célula minúscula formada a 3 bilhões e meio de anos num planeta sem vida, em meio a tempestades, radiações e outras intempéries.
  • Você é o produto cego  e arbitrário do tempo, acaso e das forças naturais.
  • Você é um mero amontoado de partículas atômicas, um conglomerado de material genético.
  •  Você existe em um planeta minúsculo em um sistema solar minúsculo, em um canto  do universo. 
  • Você é uma entidade puramente biológica, diferente apenas em nível, de um micróbio, vírus ou ameba, ou ainda,  de um rato de esgoto.
  • Você não tem essência além de seu corpo e, na morte deixará de existir por completo.
  • Sua vida não têm sentido, Sentido tem a ver com  significado, com o porquê algo importa. Você tem o mesmo destino de um enchame de moscas ou de baratas, de um ninhada de ratos,  a morte. O mesmo processo cósmico cego, do qual eles  resultaram,vai, no fim de tudo, tragá-los de volta.

  • Sua vida não tem Valor: Se a vida termina no túmulo, então não faz a menor diferença se você vive como um Stalin,  Hitler ou como madre Teresa de Calcutá. Uma vez que seu destino não tem qualquer relação final com seu comportamento, você pode  perfeitamente viver como bem entender. Como disse certa vez Dostoiévski: “Se Deus não existe [...] então tudo é permitido.” Os valores morais são subjetivos, gosto pessoal, e não objetivos.
  • Sua vida não tem Propósito: tem a ver com a finalidade, com a razão de algo existir.  Se Deus não existe, você é simples fruto do acaso, e vai para a morte, a aniquilação, ao estado de não existência. Enfim você se tornará em nada, apenas seu corpo voltará ao pó.   Portanto, se Deus não existir, isso significa que o ser humano e o universo existem sem um propósito — uma vez que o fim de tudo é a morte — e que vieram a existir sem propósito algum, uma vez que são meras obras do acaso. Em síntese, a vida é algo completamente sem razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário