Pesquisar

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Pode-se demonstrar a existência de Deus? Critica a Kant





A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO DE DEUS

Objeções:      
Kant nega a possibilidade da demonstração da existência de Deus pela razão utilizando de pelo menos dois argumentos:
  1. Só podemos conhecer os fenômenos e não as coisas em si (noumeno). [Fenômeno  na filosofia de Immanuel Kant o termo 'Fenômeno' é constratado com o termo 'Nôumeno'. Os fenômenos constituem o mundo como nós o experimentamos, ao contrário do mundo como existe independentemente de nossas experiências ('das coisas-em-si'). Segundo Kant, os seres humanos não podem saber da essência das coisas-em-si, mas saber apenas das coisas segundo nossos esquemas mentais nos permitem apreender a experiência — o termo "filosofia" na época de Kant seria, hoje o equivalente aproximado do que chamamos de "ciência". A filosofia deve, portanto, preocupar-se em compreender o próprio processo da experiência.] Nôumeno – o que é apreendido pelo pensamento. Designa a realidade considerada em si mesma – a coisa-em-si, independentemente da relação de conhecimento, podendo apenas ser pensada, sem ser conhecida.
  2. Segundo Kant, não se pode utilizar o princípio da causalidade fora da ordem sensível (no mundo dos fenômenos, no mundo da experiência empírica.) e Deus está fora da área sensível
Refutação:
  1.  
  • Kant admite a realidade das coisas em si independentes do sujeito que conhece. Então independente do fato de se conhecer ou não a coisa em si, admite que tais objetos existem na realidade. Da mesma forma mesmo que não possamos conhecer o Ser Supremo tal qual ele é, podemos saber da sua existência, e esse é nosso objetivo aqui. Isso é possível, não diretamente como ocorre com os outros seres, mas indiretamente em função da aplicação do princípio da causalidade usado para descobrir a razão da existência dos seres.
  • Com o avanço da Ciência é possível conhecer muito mais dos seres que na época de Kant. Assim mesmo que não possamos apreender tudo que o objeto do nosso exame é, podemos descobrir vários dos seus atributos e características, como por exemplo, uma pedra: peso, volume, composição química, etc. Da mesma forma, tal qual será visto, mesmo não podendo conhecer 100% Deus, podemos conhecer alguns de seus atributos.
  1.  
  • O princípio da causalidade tal qual será usado serve apenas para exigir uma causa do universo, e isto em virtude do que apreendemos experimentalmente (na ordem sensível), e para definir o que é, ou deve ser em si, esta causa.
  • Só se pode falar dessa Causa, considerada em sua própria natureza de causa, senão levando em conta a analogia, a analogia proporcional, isto, é, de um modo de pensamento em que as coisas de que falamos são apenas proporcionalmente semelhantes às que concebemos, segundo nossa experiência.
  • Em outras palavras, o conceito analógico de causa, que se encontra em todas as provas da existência de Deus como meio termo, designa, não a causalidade tal qual existe na ordem empírica (prática, experimental), mas aquilo em que essa causalidade da ordem criada é proporcionalmente semelhante a uma causalidade de uma outra ordem essencialmente diferente. Então daí se conclui que Deus é ser e causa, mas de modo absolutamente exclusivo, pois ele é a causa não causada e o ser cuja essência corresponde à existência.
Bibliografia: 
 JOLIVET, Regis. Curso de filosofia. Rio de Janeiro, Agir, 1976.
JOLIVET, Regis. Tratado de filosofia - Vol 3 Metafásica. Agir, 1972
TILGHMAN, B. R. Introdução à Filosofia da Religião.São Paulo, Loyola, 1996.
ZILLES,urbano. Filosofia da Religião. Paullus, 1991.
ZILLES,Urbano. O Problema do conhecimento de Deus.Porto Alegre, EDIPUCRS, 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário