Pesquisar

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Teoria da evolução das religiões refutada

Pesquisadores confirmam a antiguidade do MONOTEISMO E criticam a TEORIA EVOLUCIONISTA DA RELIGIÃO:

O mundo como uma estrutura de significado e valor não apareceu da mesma forma a todas as civilizações humanas. Há, portanto, quase tantos mitos cosmogônicos como existem culturas humanas.
[não existe arquétipo religioso]

 Até muito recentemente, a classificação desses mitos em uma escala evolutiva, das culturas mais arcaicas de culturas contemporâneas ocidentais (ou seja, a partir da assumidamente mais simples ao mais complexo) foi o modo mais dominante de ordenar esses mitos. Estudiosos recentes do século 20, no entanto, começaram a olhar para os vários tipos de mitos em termos das estruturas que revelam, em vez de considerá-los em uma escala evolutiva que se estende desde o chamado simples ao complexo, para, em um sentido, não há mitos simples sobre o princípio do mundo. O princípio do mundo é, simultaneamente, o início da condição humana, e é impossível falar deste início como se fosse simples.

Os estudiosos do século 19 que tomaram uma pesquisa evolutiva da cultura humana e religião (por exemplo,Sir James George Frazere Sir Edward Burnett Tylor ), consideraram que a noção da criação do mundo por um Ser Supremo ocorreu apenas no mais alto estágio de desenvolvimento cultural.
Andrew Lang , um folclorista escocês, desafiou essa concepção do desenvolvimento de idéias religiosas, para que ele encontrou nos escritos de antropólogos, etnólogos, e os viajantes evidência de uma crença em um ser supremo ou deus superior entre as culturas que tinham sido classificados como o mais primitivo. Esta posição foi retomada e elaborado por um padre-antropólogo austríaco,Wilhelm Matthäus Schmidt , que reverteu a teoria evolutiva, considerando que havia uma noção primordial de um ser supremo, uma espécie de concepção intelectual e religiosa original de um único deus criador, que degenerou em estágios culturais subsequentes.

Embora teorias de estágios históricos e Difusão Cultural e um primordial original de Schmidt revelação têm em sua maior parte sido desacreditada e abandonada, a existência de uma crença em um ser supremo entre os povos primitivos (uma noção descoberto por Andrew Lang) foi comprovada e atestada uma e outra vez por investigadores de várias culturas.
Essa crença foi encontrado entre as culturas da África, o Ainu das ilhas japonesas do norte, ameríndios, centrais sul australianos, os Fuegians da América do Sul, e em quase todas as partes do globo.
Embora a natureza exata e as características da divindade criadora suprema podem diferir de cultura para cultura, uma estrutura específica e generalizada deste tipo de divindade pode ser discernido.

As seguintes características tendem a ser comuns:
(1) ele é todo sábio e todo poderoso . O mundo passa a existir por causa de sua sabedoria, e ele é capaz de realizar o mundo por causa de seu poder.

2) A deidade existe sozinha antes da criação do mundo. Não existe um ser ou uma coisa antes de sua existência. Nenhuma explicação pode, portanto, ser dada de sua existência, antes que se confronta o mistério final.

(3) O modo de criação é consciente, deliberado e ordenado. Este novo é um aspecto da sabedoria e do poder do criador.A criação acontece porque a divindade parece ter um plano definido em mente e não cria em uma base de tentativa e erro....
(6) A divindade criadora suprema é muitas vezes um deus do céu , e a divindade desta forma é um exemplo de valorização religiosa do simbolismo do céu.só aparece novamente quando uma catástrofe ameaça a ordem criada. 
http://global.britannica.com/topic/creation-myth

Fonte: Encyclopaedia Britannica on line


Religions Myth Development

2 comentários: